Accessibility Tools
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Biofísica (IBCCF/UFRJ) convida todos para um momento de confraternização, alegria e muita comida boa!
No dia 08 de agosto, o estacionamento da Biofísica vai se transformar em um verdadeiro Arraía arretado, com comidas típicas, música animada e muita diversão garantida!
Data: 08 de agosto de 2025
Horário: 12:00
Local: Estacionamento da Biofísica | Interblocos F/G
No dia 3 de setembro de 2021, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES outorga distinção ao Programa De Pós Graduação Em Ciências Biológicas (BIOFÍSICA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, pela conquista do Prêmio CAPES de Tese – Edição 2021, na área de Ciências Biológicas II , com a tese "Estudo da ultraestrutura e das propriedades mecânicas e físico-químicas da parede celular e da cápsula polissacarídea de cryptoccocus SPP.: relação com os processos de virulência e patogenia", de autoria de Glauber Ribeiro de Souza Araújo, sob orientação de Susana Frames Carvalhal e coorientação de Bruno De Almeida Carlos De Carvalho Pontes.
No dia 17 de dezembro de 2024, celebramos os 79 anos do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), fundado em 1937 como Laboratório de Biofísica na Praia Vermelha e reconhecido como Instituto em 1945. Em 1985, recebeu o nome em homenagem a Carlos Chagas Filho, um importante pesquisador.
Desde sua fundação, o IBCCF/UFRJ tem se empenhado em fortalecer a integração entre a pesquisa científica e a formação de profissionais. Um dos seus primeiros objetos de pesquisa foi o peixe-elétrico amazônico, o Poraquê (Electrophorus electricus), escolhido não apenas por suas peculiaridades biológicas, mas também como um símbolo da união entre a Biologia e a Física. Esta escolha refletia a visão do Instituto de promover a modernização do país e a importância da formação de professores e cientistas.
Parabenizamos o IBCCF/UFRJ por suas inestimáveis contribuições científicas, que continuam a perpetuar os ideais de Carlos Chagas Filho. Atualmente, como uma instituição multidisciplinar, o IBCCF se destaca ao oferecer uma ampla gama de programas acadêmicos, investindo na modernização do ensino e promovendo ativamente a extensão universitária, reafirmando seu compromisso com a educação e a pesquisa de qualidade.
Fonte: IBCCF UFRJ
No dia 4 de dezembro, o IBCCF/UFRJ promoveu um evento memorável para encerrar o ano, trazendo ao palco as talentosas escritoras Sofia Nestrovski e Leda Cartum, conhecidas como as criadoras do aclamado podcast "V". Em uma discussão envolvente, elas exploraram o tema "Mundo da Lua: Galileu Galilei e os artistas".
A conferência, realizada no Anfiteatro Hertha Meyer, não apenas celebrou a contribuição de Galileu à ciência e à arte, mas também destacou a importância da conexão entre esses campos. A presença das convidadas mais que especiais trouxe um toque único ao evento, encantando o público com suas perspectivas e experiências.
Fonte: IBCCF UFRJ
É com grande orgulho e admiração que a Direção do Instituto de Biofísica Carlos Chagas (IBCCF/UFRJ) e todo o seu corpo social celebram a recente aprovação do professor Luiz Eduardo Baggio Savio como novo membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências!
Essa conquista é um reconhecimento mais do que merecido pelo trabalho e dedicação do professor, que tem se destacado em sua área de atuação. Estamos imensamente felizes por você, professor!
Que esta nova etapa seja apenas o início de conquistas ainda maiores. Estamos na torcida por suas futuras realizações!
Fonte: IBCCF